General Santa Rosa: exonerado por falar a verdade

Como vocês conferem na Folha, o ministro Nelson Jobim exonerou hoje o general Maynard Marques de Santa Rosa.

E tudo porque o general falou a verdade. Confiram a nota dele, na íntegra. Comento em azul.

A verdade é o apanágio do pensamento, o ideal da filosofia, a base fundamental da ciência. Absoluta, transcende opiniões e consensos, e não admite incertezas.

A busca do conhecimento verdadeiro é o objetivo do método científico. No memorável “Discurso sobre o Método”, René Descartes, pai do racionalismo francês, alertou sobre as ameaças à isenção dos julgamentos, ao afirmar que “a precipitação e a prevenção são os maiores inimigos da verdade”.

(Divulgação @ Folha) A Comissão da Verdade não suporta... verdades

A opinião ideológica é antes de tudo dogmática, por vício de origem. Por isso, as mentes ideológicas tendem naturalmente ao fanatismo. Estudando o assunto, o filósofo Friedrich Nietszche concluiu que “as opiniões são mais perigosas para a verdade do que as mentiras”. Os petralhas deveriam ficar felizes. O general até mesmo citou Nietzsche, favorito de 8 entre 10 petralhas acadêmicos.

Confiar a fanáticos a busca da verdade é o mesmo que entregar o galinheiro aos cuidados da raposa. E não é verdade? A História da inquisição espanhola espelha o perigo do poder concedido a fanáticos. Quando os sicários de Tomás de Torquemada viram-se livres para investigar a vida alheia, a sanha persecutória conseguiu flagelar trinta mil vítimas por ano no reino da Espanha.

A “Comissão da Verdade” de que trata o Decreto de 13 de janeiro de 2010, certamente, será composta dos mesmos fanáticos que, no passado recente, adotaram o terrorismo, o seqüestro de inocentes e o assalto a bancos, como meio de combate ao regime, para alcançar o poder. É mentira? Ou o PNDH-3 não é proposta chefiada por ex-terroristas, como Dilma e Vannuchi? É mentira que as pessoas hoje no poder em Brasília são, em boa parte, as mesmas que pegaram em armas para derrubar a nossa ditadura de direita e substituí-la… por uma ditadura de esquerda?

Infensa à isenção necessária ao trato de assunto tão sensível, será uma fonte de desarmonia a revolver e ativar a cinza das paixões que a lei da anistia sepultou. É mentira que a Comissão se propõe a punir os crimes dos (ex-) torturadores, mas não dos (ex?) terroristas?

Portanto, essa excêntrica comissão, incapaz por origem de encontrar a verdade, será, no máximo, uma “Comissão da Calúnia”. Pergunto de novo: é mentira?

***

A Comissão da Verdade já fez sua primeira vítima: o cargo de um general que – pasmem! – só falou a verdade.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Notícias

2 Respostas para “General Santa Rosa: exonerado por falar a verdade

  1. Matheus

    Ola

    Acabei de ler a carta do General Maynard Marques de Santa Rosa, onde o mesmo retrata a realidade desse governo mentiroso, e o sentimento de esperança se renovou na minha alma. Precisamos de mais brasileiros verdadeiros liderando nosso país, so assim corruptos como os que estão no poder irão sucunbir

    • PONCIO PILATOS

      Mas o que é a verdade, meu caro general?
      A sua verdade? A minha verdade? A nossa verdade? Hitler tinha a sua verdade. Stalin também tinha a sua verdade? Pinochet, Franco, Mussolini, Hiroito, Os generais argentinos (se bem que a verdade deles não impediu que o POVO os colocasse no lugar merecido – lugar de assassinos e usurpadores e na cadeia ou o pelotão e fuzilamento – crime: traição ao povo que lhes pagava os salarios, em favor dos seus donos, a elite corrupta e ladra. Posso ficar aqui a vida inteira citando os donos da verdade. A meia duzia que compõe as forças armadas reacionárias do brasil ( o “b” é minusculo de propósito) não terão mais espaço para humilhar o POVO Brasileiro. O POVO manda nas forças armadas, e não o contrário. O general merece ser preso sim e a chave deve ser jogada fora. Sorte dele que, no Brasil de hoje – desculpe-me por dizer isso – existe democracia ( que palavrão, não é?) e ele pode abrir o bocão para falar asneiras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s