Se a Inconfidência fosse hoje…

dona maria a louca10. Haveria uma página no Facebook chamada “Dona Maria, a Louca”, com milhares de fãs. Os entusiastas pró-Portugal encheriam a timeline com gritos de “lindaaaa”, “divaaaaa”, “poderooosaaa”, “chupa mineiraaaaaada”, etc.

9. José Joaquim “Vendek” Maia e Barbalho seria ridicularizado pelo supremo crime de ter se encontrado com Thomas Jefferson.

8. A militância condenaria a presença de Padre Rolim na política, pois não se mistura Estado e Igreja (embora Padre Rolim fosse mais agiota do que padre, este crime seria muito mais grave do aquele).

7. Todos os argumentos dos Inconfidentes – que envolviam leituras como Virgílio, Camões e Locke – seriam sumariamente desprezados, afinal de contas são autores “de que nunca se ouviu falar”.

6. Missivistas teceriam loas, em artigos cheios de números e estatísticas, sobre a baixa carga tributária portuguesa: “não vai ser por 20%”.

inconfidencia_tiradentes5. A administração incompetente e corrupta de Luís da Cunha Meneses seria defendida com unhas e dentes, pois afinal “nunca se investigou tanta corrupção”.

4. O articulista Paulo da casa Vacillo escreveria que a Inconfidência não foi nada, pois afinal, se “uns tantos se revoltaram, os outros 300 000 mineiros ficaram em casa”.

3. Os Inconfidentes não teriam direito a pedir absolutamente nada, pois afinal de contas estavam endividados e eram sonegadores.

2. Com efeito, sendo aristocratas, senhores da terra, educados na Europa e admiradores dos Founding Fathers, os Inconfidentes seriam hoje chamados de “coxinhas” ou mesmo “fascistas” (e não receberiam nunca, como errou rude Laerte, o grito de “vai pra Cuba”. Na verdade seriam “leitores da VEJA”).

1. As elites políticas de ambos os lados permaneceriam ignorando por completo um pequeno problema chamado escravidão.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Exclusivas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s